Criada em maio de 1978, a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília – Seção Sindical do ANDES (ADUnB-S.Sind) possui uma longa trajetória em defesa da democracia, da educação pública e da categoria docente. Esta história está registrada em fotografias e documentos das lutas, enfrentamentos e conquistas.
Para recuperar e organizar estes registros fotográficos, o Sindicato iniciou o projeto ADUnB Memórias de Luta, uma iniciativa que pretende registrar e resgatar a história do movimento sindical docente na UnB.
O projeto foi criado na Gestão ‘ADUnB Me Representa’ (2022-2024) para resgatar a história da ADUnB-S.Sind. na interface com a defesa da UnB. O acervo possui conjuntos documentais referentes à organização sindical, que vão desde a luta contra a ditadura militar e as lutas por melhores condições de trabalho.
A documentação permite conhecer o relevante papel que docentes e discentes da Universidade de Brasília (UnB) tiveram para construção não apenas de Brasília.
A proposta deste site é ser um repositório, contar por meio desse acervo a história das lutas, da existência do movimento. Um dos primeiros passos para a criação do acervo foi o processo de catalogação do material físico existente nos arquivos do sindicato, cerca de 7 mil fotografias impressas. Para auxiliar na identificação de algumas dessas imagens, como datas, contextos, o sindicato realizou um “Café com Memória” no dia 15 de dezembro de 2023, evento que reuniu docentes para que auxiliassem nesse processo de identificação das imagens.
Você pode contribuir com esse acervo!
Se identificou que alguma foto não corresponde a determinado período ou está fora de contexto, nos avise pelo e-mail: adunbss@adunb.org.br
Caso tenha fotos ou documentos históricos da ADUnB que ajudem a contar essa história, nos envie pelo e-mail: adunbss@adunb.org.br